Dicas e roteiros de viagem

Venha se inspirar a embarcar no seu próximo destino.

O que fazer em Búzios: roteiro de viagem

A 170 km da capital do Rio de Janeiro, Búzios é o balneário mais famoso da Região dos Lagos e uma cidade de inúmeras atrações inesquecíveis. Então, diante de tantas opções, você pode estar se perguntando: o que fazer em Búzios? Por isso, preparamos dicas de passeios e atividades para você começar a se planejar.

Existem diferentes formas de ir até Búzios. Você pode escolher entre ônibus, táxi ou Uber. Outra alternativa é alugar um carro e percorrer o trajeto aproveitando a paisagem, fazendo uma parada em alguma lanchonete ou restaurante da Via Lagos (RJ-124). O caminho até lá é bem sinalizado, e ao chegar lá é só curtir esse pequeno paraíso!

Praias de Búzios

Opções de o que fazer em Búzios e de praias com cenários paradisíacos são inúmeras, sempre com águas cristalinas e uma paisagem deslumbrante. Para quem alugou um carro, o deslocamento não depende dos horários de transporte, o que facilita os passeios.

Por isso, trouxemos três sugestões entre as 23 praias da cidade para te ajudar a programar uma excelente viagem e muita diversão. Confira!

Praia da Ferradurinha 

A Praia da Ferradurinha é um ótimo local para passar o dia, principalmente se você curte esportes como o caiaque e o stand up paddle — é possível alugar os equipamentos por lá, se quiser.

A praia, que tem esse nome por ter o formato de uma ferradura, fica localizada entre dois paredões de presa, com uma faixa de areia curta. Tem uma linda paisagem formada pelo mar calmo e as águas cristalinas e é perfeita para quem viaja com crianças ou deseja praticar snorkel.

Ainda tem mais! Da Praia da Ferradurinha é possível acessar a trilha que leva à Praia dos Amores e às Poças da Ferradurinha, onde se encontram piscinas naturais, alimentadas pela água do mar por meio do choque das ondas com as pedras.

Praia de Geribá

Uma das praias mais badaladas de Búzios, a Praia de Geribá atrai muitos jovens e é uma boa pedida para a prática de surf e windsurf. Com 2 km de extensão, ela oferece boas ondas e diversão garantida nos bares e restaurantes da orla.

Na sua lateral direita está a Ponta do Marisco, que é de grande relevância geológica. Nessas rochas, com mais de dois bilhões de anos, evidencia-se a abertura do Oceano Atlântico e a separação entre o continente americano e o africano.

Ali, você pode andar, curtir um lindo visual e um fantástico pôr do sol. É uma das praias mais procuradas no fim do ano por causa das suas festas.

Praia da Tartaruga

A Praia da Tartaruga fica entre as pontas da Sapata e da Cruz e tem 2 km de extensão. Suas águas são calmas, verdes e mornas, próprias para banho e mergulho de observação de peixes e corais. Ela é ainda ponto de desova de três espécies diferentes de tartarugas marinhas, que deram nome à praia.

É uma excelente opção para um dia de praia em família, pois oferece muita infraestrutura de apoio, com vários quiosques e restaurantes. De carro, o seu acesso é por meio de uma estrada pavimentada de aproximadamente 1,5 km que parte da Avenida José Bento Ribeiro, à esquerda da península.

Na enseada, tem uma escola de stand up, onde é possível começar a praticar o esporte. Já ao lado direito da praia fica a área do Parque Estadual da Costa do Sol, que é uma área de preservação ambiental.

Praia da Tartaruga, Armação dos Búzios - RJ

Praia da Tartaruga, Armação dos Búzios – RJ

O que fazer em Búzios além das praias?

Búzios é uma cidade com diversas atrações e que agrada todo tipo de viajante. Além das praias, você pode conhecer pontos históricos, curtir a noite nos bares, restaurantes e casas noturnas e passear pelas ilhas.

O difícil mesmo é escolher o que fazer em Búzios entre tantas atividades legais. Por isso, separamos duas imperdíveis: a Rua das Pedras e o passeio de barco.

A famosa Rua das Pedras

Depois de um dia na praia, nada melhor que curtir o burburinho da noite na famosa Rua das Pedras, uma parada obrigatória para quem quer se divertir fazendo compras, apreciando a gastronomia local ou ainda dançando.

Ali, concentram-se inúmeros comércios como lojas de roupas e calçados, restaurantes, bares e casas noturnas. A Rua das Pedras também é ponto de partida dos barcos e escunas que realizam os passeios em Búzios. Dali, você chega na Praia da Armação e na Orla Bardot.

Passeios de barcos

Aqui vai mais uma dica imperdível: fazer o passeio de barco entre as paradisíacas praias e ilhas da região.

O passeio dura três horas e começa no cais da escultura de Brigitte Bardot. A rota passa por três ilhas e 12 praias e são feitas três paradas para mergulho: Ilha Feia, Praia João Fernandes, Praia Azeda ou Praia da Tartaruga (depende das condições do mar).

Dessa forma, você consegue curtir o visual espetacular de Búzios, aproveitando para relaxar e apreciar tudo o que a natureza oferece nesse paraíso.

O que fazer em Búzios gastando pouco?

Quer dicas de o que fazer em Búzio gastando pouco? Também temos! Confira algumas sugestões a seguir.

Orla Bardot

Para começar, a Orla Bardot e a estátua de bronze da famosa atriz Brigitte Bardot merecem uma visita. Além de ser um cartão-postal da cidade, foi a francesa que ajudou a colocar Búzios na rota mundial do turismo. A paisagem no trajeto ainda é linda e proporciona uma caminhada bem romântica para casais.

Você pode ir durante o dia e observar também os barcos que ficam atracados na Praia da Armação. Se preferir, pode deixar o passeio para o fim da tarde e, assim, contemplar o bonito pôr do sol que o local proporciona. Para finalizar a noite, a Rua das Pedras é uma boa pedida.

Praça Santos Dumont

Bem no centro de Búzios fica a Praça Santos Dumont e suas pitorescas cafeterias. Em meio a uma área aberta, você encontra esse lugar tranquilo para descansar, tomar um café ou planejar o dia seguinte sem pressa e apreciando a serenidade que o ambiente proporciona.

O espaço é encantador e fica a um quarteirão da praia. Ali, você tem diversos bancos à sombra para se sentar e também encontra várias lojas para comprar lembrancinhas para amigos e familiares. Completando o cenário bucólico, com muitas árvores e folhagens, está o edifício do governo e uma variedade de albergues, hotéis e pousadas.

Viu só quanta coisa legal dá para fazer em Búzios? E para aproveitar ainda mais o seu passeio, conte com a Localiza! Temos opções de aluguel mensal ou por diárias, tudo para deixar sua viagem mais tranquila e prática!

E se você optar por usar o seu carro próprio para visitar Búzios, não se esqueça de fazer a revisão do carro antes. Adivinha: a Localiza também pode ajudar com o Plano de Revisão do Carro Localiza+. Com ele, você pode pegar estrada com tranquilidade e segurança.