Logon 64 conheca-parque-nacional-serra-cipo.aspx

    ​​Conheça o Parque Nacional da Serra do Cipó, um paraíso em Minas Gerais



    Quando o assunto são belas paisagens, Minas Gerais tira nota 10! Entre suas imensas serras e montanhas, um lugar especial chama a atenção por sua beleza e natureza diversa: Serra do Cipó, pequeno distrito do município de Santana do Riacho. E é lá, há cerca de 100 km da capital mineira, Belo Horizonte, que fica o Parque Nacional da Serra do Cipó, um paraíso em Minas Gerais que você precisa conhecer.



    Parque Nacional da Serra do Cipó: ​toda a beleza do famoso "Jardim do Brasil"


    ​​​Jardim do Brasil: foi assim que, carinhosamente, o paisagista Burle Marx apelidou a Serra do Cipó em 1950. ​Considerado um dos conjuntos naturais mais exuberantes do mundo, a região encanta seus visitantes e moradores há séculos.


    O Parque Nacional da Serra do Cipó, ​principal atrativo do distrito, é uma unidade de conservação localizada na Serra do Espinhaço. Com mais de 30 mil hectáres de fauna e flora diversas e preservadas, o parque oferece atrativos para todos os gostos.​ A unidade e todo o distrito são uma pedida e tanto para dias de descanso, conectando-se com a natureza em seu estado mais puro!


    ​​


      Como visitar o Parque Nacional da Serra do Cipó?


      ​​O acesso ao parque pode ser feito pelas rodovias MG-10 e MG-424, através de uma das suas três portarias: Portaria Areias, Portaria Alto Palácio ou Portaria Retiro. Cada uma delas dará fácil acesso a alguns dos atrativos principais do parque. Porém, a mais conhecida e acessada é a Portaria Areias, a principal delas.


      Fazendo seu passeio de carro, é só deixá-lo no estacionamento e começar  sua aventura por esse incrível pedacinho de Minas! A entrada é gratuita e deverá ser feita entre às 08h e às 16h. O funcionamento é encerrado às 18h. 


      Escolha entre alugar uma bike (no próprio parque ou no centro do distrito) e fazer os percursos sob duas rodas, ou realizar as trilhas que levam até as atrações a pé. Há ainda a opção de fazê-las com cavalos, informe-se na portaria do parque sobre todas as possibilidades.


      Se sua intenção é visitar mais de um dos pontos no mesmo dia, o conselho é começar o passeio pelo parque o mais cedo que puder, pela distância longa entre a maioria deles. Planeje-se com antecedência!



      ALUGUE JÁ SEU CARRO PARA A SERRA DO CIPÓ


      Separamos para vocês alguns dos principais motivos para conhecer o Parque Nacional da Serra do Cipó:


      ​Incríveis cachoeiras

      ​​

      ​A partir de qualquer uma das portarias, você chegará até cachoeiras incríveis. São mais de 60 delas espalhadas por toda unidade​, mas há aquelas que são mais conhecidas e procuradas, como a cachoeira da Farofa e a Andorinhas


      A primeira​ fica a cerca de 8 km de distância da Portaria Areias, o que leva a uma caminhada de, aproximadamente,​ 2 horas (conte com o mesmo tempo para voltar de lá). Tem uma trilha de nível considerado moderado e apresenta aos seus visitantes 5 quedas d'água, ​​​mas somente a primeira tem o acesso permitido. Você pode desfrutar da piscina natural que suas águas produzem para descansar da longa caminhada e contemplar toda a beleza a sua volta.


      Já a cachoeira das Andorinhas ​tem seu acesso pela Portaria ​do Retiro e a sua trilha é um pouco mais curta do que da Farofa, cerca de 7 km. ​​Com uma impressionante queda de 30 metros de altura, a cachoeira é um dos grandes destaques do parque, que também conta com um piscina natural própria para o banho.


      Durante o trajeto, é possível contemplar nascentes e a vegetação nativa do parque.

      ​​

      Cânions de tirar o fôlego


      ​Para os mais dispostos a percorrer um caminho mais longo, assim como o fotógrafo Fayson Merege, nosso convidado para conhecer todas as belezas desse paraíso mineiro, é só continuar o trajeto após conhecer a cachoeira da Farofa por mais 4 km (no total, 12 km desde a portaria principal), chegando ao Cânion das Bandeirinhas, uma formação rochosa ​que nasceu do afunilamento do Ribeirão Bandeirinhas e nos presenteia com várias cascatas, cachoeiras e piscinas naturais.​ O mergulho em suas águas cristalinas é revigorante e convidativo, e a paisagem em torno é um verdadeiro cartão-postal.


      Não há infraestrutura para alimentação no Parque Nacional da Serra do Cipó, por isso, não esqueça de levar bastante água, alimentos leves para o dia de caminhada e também aproveitar o tempo de descanso nos atrativos. Sapatos confortáveis, filtro solar e um chapéu para a proteção do sol também são essenciais.​


      Para passeios pela região, nossa recomendação é que você vá com carros do grupo GX- SUV automático, ou RX- Minivan especial. Fayson Merege percorreu a Serra do Cipó em um T-Cross 1.4 TSI, um carro automático do grupo GX, com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas. Com 4 portas, o modelo conta com sistema ABS, Air Bag, porta-malas amplo e acomoda confortavelmente até 5 passageiros. Esse SUV garante toda a potência e estilo que você deseja para todas as suas aventuras!


      E aí, gostou dessas dicas? Então não deixe de conferir outras ideias incríveis de destinos, viagens, gastronomia, fotografia e muito mais nas nossas redes sociais! Siga a Localiza no InstagramFacebook, TikTokTwitterYoutube e no Pinterest, e fique por dentro de tudo isso!​



      CONHEÇA A SERRA DO CIPÓ COM A LOCALIZA