Dicas e roteiros de viagem

Venha se inspirar a embarcar no seu próximo destino.

Dicas sobre o que fazer em Porto de Galinhas

O que fazer em Porto de Galinhas

Destino: Porto de Galinhas. Um dos mais procurados no Nordeste. O distrito da cidade de Ipojuca, em Pernambuco, fica a cerca de 60 quilômetros de Recife. Muita beleza em um só lugar: praias com águas cristalinas e piscinas naturais. Diante de tanta beleza você pode até se perguntar: o que fazer em Porto de Galinhas nesse tempo que tenho? A principal dica é curtir!

Além disso, Porto de Galinhas está próxima do Aeroporto Internacional do Recife, o que facilita o deslocamento dos turistas. Você pode alugar um carro e curtir as maravilhas que a região oferece. Porto de Galinhas tem uma excelente infraestrutura comercial e turística. Então, você poderá relaxar e se deliciar com os dias de muito sol, baladas noturnas e gastronomia fenomenal.

Mas, preste atenção: procure os meses com pouca chuva, entre fevereiro e outubro. Porto de Galinhas tem um clima agradável e quente durante a maior parte do ano, e os meses de novembro a abril costumam marcar uma temperatura média acima de 31 °C. Diferentemente dos período entre junho e setembro, nos quais a temperatura mínima média é de 22 °C, com máxima de 28 °C.  Então, já se decidiu quando vai viajar?

 

O que fazer em Porto de Galinhas? Dicas:

Buggy

Para começar, um passeio de buggy em Porto de Galinhas, assim poderá ter uma visão do que o paraíso te proporciona. 

Há muitos itinerários para os turistas escolherem, mas existe um que passa por todas as praias, começando por Porto de Galinhas, que é a central da vila e a mais famosa da região, por causa de suas piscinas naturais, que podem ser conhecidas no período de maré baixa. Muro Alto está protegido por um enorme arrecife, o que faz com que o mar seja muito calmo por lá, tal qual em uma lagoa. Nesse passeio, você terminará no Pontal de Maracaípe.

 

Mergulhar na Praia da Vila

Se você estiver de carro, depois desse passeio poderá escolher algumas das praias visitadas para voltar e passar o dia. Mas, antes disso, nada como mergulhar de cilindro nas piscinas naturais da Praia do Centrinho ou Praia da Vila, como é conhecida. Você vai se encantar ao observar a variedade de peixes coloridos e uma jangada naufragada. A forma mais utilizada pelos turistas para chegar até lá é num passeio de jangada.

Fica difícil escolher entre tanta beleza junta, não é mesmo?! Então elencamos algumas sugestões para você escolher, ou quem sabe ir em todas? Com um carro alugado, você otimiza seu tempo de deslocamento! Esses destinos são de fácil acesso e estão próximos de Porto de Galinhas.

Mulher com peixes em Porto de Galinhas Porto de Galinhas – PE

Praia do Serrambi

Águas esverdeadas, a apenas 12 km de Porto de Galinhas. E como está distante da vila principal, é um local de menor movimento. Quem gosta de mergulhar ou fazer atividades na água, vai adorar!

Praia dos Carneiros

Rodeada por muitos coqueiros, a Praia dos Carneiros fica a cerca de 50 km de Porto de Galinhas. A areia é branca e as águas são cristalinas, com piscinas naturais, próprias para o banho.

Capela na Praia dos Carneiros - PE Praia dos Carneiros – PE

Praia do Cupe

São 8 km que separam a Praia do Cupe de Porto de Galinhas. Menos movimentada, é indicada para os surfistas devido às suas ondas. Mas, o visual é paradisíaco! Para quem gosta de calmaria, tem o Pontal do Cupe, com piscinas naturais e ondas bem mais tranquilas.

Praia do Maracaípe

Com areia fina e fofa, a Praia de Maracaípe está localizada a 3 km de Porto de Galinhas. Para quem procura tranquilidade, a praia concentra uma quantidade menor de turistas e, para surfar, é uma excelente opção por suas excelentes ondas para a prática do esporte.

Praia de Calhetas

Um pouco mais distante, a Praia de Calhetas está localizada a, mais ou menos, 6 km de Porto de Galinhas. Conta com uma linda formação rochosa, areia branca e águas cristalinas. Quem quiser apreciar a gastronomia local, vai encontrar deliciosas comidas típicas.

Vista panorâmica da Praia de Calhetas Praia de Calhetas, PE

Praia de Maragogi

Também chamado de caribe brasileiro, Maragogi está a cerca de 85 km de Porto de Galinhas. Ainda assim, é possível programar um bate-volta de carro. O litoral da cidade é impressionante por causa de suas praias de areias brancas e a calmaria do seu mar de águas cristalinas.

 

Centro Ambiental, arte e artesanato em  Porto de Galinhas

Projeto Hippocampus

Em Porto de Galinhas fica o Centro Ambiental Projeto Hippocampus. Nesse ambiente, pesquisa-se e busca-se preservar e pesquisar a vida dos cavalos-marinhos. Acredita-se que esse centro conseguiu salvar mais de 100 mil filhotes de cavalos-marinhos e colocá-los na natureza. O projeto proporciona visitas guiadas com biólogos e veterinários.

Feira de Artesanato

Para quem deseja fazer compras de lembrancinhas, a Feira de Artesanato de Porto de Galinhas é ideal, pois tem produtos com preços baixos. Especialmente durante a noite, o local fica bem cheio e você pode andar pelas ruas enquanto observa o movimento.

Feira de artesanato, Porto de Galinhas - PE Feira de artesanato, Porto de Galinhas – PE

Ateliê Gilberto Carcará

O Ateliê Gilberto Carcará é dedicado ao artista plástico de mesmo nome. Ele é o responsável pela presença de tantas galinhas em Ipojuca. A missão de Gilberto Carcará era criar um símbolo que representasse essa região nacional e internacionalmente. Foi aí que surgiram as galinhas. Não demorou muito para que suas obras fossem reconhecidas e virassem referência ao local.

O que comer em Porto de Galinhas

Escondidinho, mungunzá salgado, sarapatel, buchada e rabada. São pratos típicos da região e que são encontrados nos restaurantes locais. E, claro, você ainda pode optar por frutos do mar. Com vontade de um doce? Então, pode pedir uma tapioca (feita a partir de goma de mandioca) ou o famoso bolo Souza Leão (bolo cremoso que se tornou um Patrimônio Cultural e Imaterial do estado). Tem ainda o bolo de rolo e a cartola.

O que fazer em Porto de Galinhas à noite

Para quem curte uma balada noturna, Porto de Galinhas está preparada para atender todos os gostos: bares com drinks e aperitivos, com a  famosa cachaça. Além disso, tem ambiente também para quem curte uma boate.

Não está a fim de tanta badalação? Então, aproveite para caminhar pelas ruas da cidade e pelo centrinho à noite. Ali, as pessoas se reúnem após o pôr do sol, porque o clima está mais fresco e perfeito para caminhadas.

Reserve hoje o seu carro para passar a temporada em Porto de Galinhas

A sua viagem para Porto de Galinhas será ainda melhor. Encontre carros para alugar e escolha a opção que mais se encaixa em seu estilo de viagem. Aqui, na Localiza, somos referência quando o assunto é aluguel de carros (com opções para temporadas e também para quem procura um aluguel mensal). Saiba mais.

Se você optar por usar o seu veículo próprio para visitar Porto de Galinhas, não se esqueça de fazer a revisão do carro antes. A Localiza te ajuda com o Plano de Revisão para Carro Localiza+. Com ele, você pode pegar estrada com tranquilidade e segurança. 

Referências
Portal da Prefeitura de Ipojuca. https://www.ipojuca.pe.gov.br/. Visitado em 24 de abril de 2022.
Portal do Governo do Estado de Pernambuco. https://www.pe.gov.br/portal-governo-pe/. Visitado em 24 de abril de 2022.
Blog da Viajanet. https://www.viajanet.com.br/. Visitado em 24 de abril de 2022.