Dicas e roteiros de viagem

Venha se inspirar a embarcar no seu próximo destino.

Dicas sobre o que fazer em Curitiba

O que fazer em Curitiba

Feriadão ou mesmo apenas um final de semana, Curitiba é o destino perfeito para você. Cidade bem planejada, é fácil de se deslocar, principalmente, se alugou um carro para permanecer um curto espaço de tempo. Está se perguntando o que fazer em Curitiba? Preparamos dicas interessantes que vão rechear seus dias na capital paranaense, que fica a 934 metros acima do nível do mar.

O que fazer em Curitiba no domingo

Museus

Se você é o tipo de pessoa que gosta de viajar pela história, está na cidade certa. Curitiba tem espaços culturais que funcionam de segunda a segunda. A Casa Hoffmann é um desses espaços. A construção data de 1890 e hoje é sede do Centro de Estudos do Movimento. Um local de referência para artistas e demais profissionais nas áreas de dança, teatro, artes plásticas e educação.

O Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba é um local destinado ao ensino, à pesquisa e à produção de eventos artístico-culturais na área da MPB. Lá, na fonoteca, o acervo sonoro possui mais de 4.500 títulos, entre LPs, CDs, fitas cassete e vídeo, e conta também com uma biblioteca especializada em música popular brasileira. Uma verdadeira viagem sonora ao longo dos tempos!

Tem ainda o único museu particular do Brasil dedicado à produção artística indígena. No local, você vai se deparar com a arte plumária, arte cerâmica, máscaras ritualísticas, instrumentos musicais e cestarias. No Museu de Arte Indígena você acaba descobrindo a diversidade de tribos, de línguas e de culturas existentes.

Parques, bosques e jardins

Está a fim de passear pela natureza? Você poderá se deslocar facilmente entre um local e outro de carro alugado.  A beleza curitibana é encantadora. Afinal, é considerada a cidade mais sustentável e verde da América Latina, segundo o projeto internacional Green City Index. 

O cartão postal da cidade, Jardim Botânico, foi inaugurado em 1991. Sem dúvida, é um dos pontos mais visitados de Curitiba, concebido à imagem dos jardins franceses. Logo na entrada, o visitante tem o seu tapete de flores. Depois, ao visitar a estufa, feita em estrutura metálica, encontrará espécies botânicas que são referência nacional, além de uma fonte d’água.

No Bosque Alemão, em 38 mil metros quadrados de mata nativa, é possível mergulhar nas traduções alemãs. No local, foi colocada uma réplica de uma antiga igreja de madeira, construída em 1933 no bairro Seminário, com elementos decorativos neogóticos. O turista ainda apreciará uma sala de concertos denominada Oratório de Bach. 

As atrações não acabam aí. Tem a trilha de João e Maria, do conto dos irmãos Grimm. A Torre dos Filósofos é um mirante em madeira que proporciona ao visitante uma vista panorâmica da cidade e da Serra do Mar. Além disso, contará com a Praça da Poesia Germânica: reprodução de uma construção germânica do início do século XX, a fachada da Casa Mila. 

Trilha João e Maria, Curitiba PR Trilha João e Maria do Bosque Alemão, Curitiba -PR

Você também não pode deixar de conhecer o Parque das Pedreiras/Ópera de Arame, pois é um dos símbolos mais emblemáticos de Curitiba. A Ópera de Arame, inaugurada em 1992, é uma estrutura tubular com teto transparente com capacidade para 1.572 espectadores. Ela está situada numa paisagem singular: lagos, vegetação típica e cascatas, que formam o Parque das Pedreiras com o Espaço Cultural Paulo Leminski. Um cenário de grandes eventos que pode abrigar 20.000 pessoas ao ar livre.

Outro ponto interessante é o Parque Barigui, que é um dos mais antigos de Curitiba. As opções são as mais variadas: desde ficar contemplando a paisagem e os muitos animais que vivem ali até fazer caminhadas ou andar de bicicleta. Quem gosta de fazer trilhas ou se exercitar ao ar livre é uma excelente opção.

Capivara no Parque Barigui, Curitiba - PR Parque Barigui, Curitiba – PR

A Rua 24 Horas

Um dos locais mais visitados de Curitiba é, sem dúvida, a Rua 24 Horas. Ela foi inaugurada em 1991 e  reaberta em novembro de 2011, totalmente remodelada. Nesse local, com uma arquitetura diferenciada, você vai  encontrar espaços  de lazer, serviços, comércios, gastronomia e bancos. Pode colocar na agenda para conhecer e se deliciar nessa variedade de alternativas num local só. O funcionamento da maioria das lojas vai até as 22 horas.

 

O que fazer em Curitiba à noite

As noites podem ser bem variadas e badaladas em Curitiba. Você está pronto para um novo tour? É grande a oferta de bares e restaurantes. Depois de um dia com muitos passeios pelos pontos turísticos de Curitiba, nada melhor do que curtir a noitada curitibana. E têm bares para todos os gostos: com comida ucraniana, cerveja artesanal, frutos do bar, caipirinha no pote, locais com música, pubs, bares com happy hour, barzinhos baratos e ainda estabelecimentos ideais para quem viaja em família. Já escolheu o seu estilo? Então é bom destacar: se for beber, não se esqueça de escolher o motorista da rodada para que todos possam aproveitar o melhor da noite na capital do Paraná.

Uma vista de 360º de Curitiba

Tá planejando o que fazer em Curitiba em 2 dias? Então, coloque na sua lista a visita a Torre Panorâmica, que fica a mais de 100m de altura. Ali, você terá uma vista integral da cidade para observar como foram executados o planejamento urbano e o zoneamento da cidade. Também dá para visualizar a Serra do Mar, a Escarpa Devoniana e arredores da cidade. Além disso, depara-se com o  painel de Poty Lazzarotto que retrata a história de Curitiba. No térreo, na entrada da Torre, ainda tem o Museu do Telefone com vários aparelhos que contam a evolução da telefonia.

Torre panorâmica, Curitiba - PR Torre panorâmica, Curitiba – PR

Aproveite para experimentar a gastronomia local

Quem vai a Curitiba precisa experienciar sua variada e rica gastronomia. Além dos mais variados cafés pela cidade, a comida italiana de Santa Felicidade é famosa com diversificado cardápio. Há ainda os restaurantes especializados em sopas e outros de fondue.  E, claro, restaurantes com pratos típicos com pinhão, que é a semente da araucária, a árvore símbolo do Paraná. O gostoso barreado não pode ficar de fora desse tour gastronômico!

Mas, se você está com tempo, alugou carro e pretende fazer sua visita por quatro dias, então pode organizar um bate-volta a uma cidade a apenas 15 quilômetros de Curitiba e que merece ser conhecida: São José dos Pinhais. Ali, não fica somente o Aeroporto Afonso Pena. A cidade tem seus encantos rurais como a Colônia Mergulhão e você poderá se deliciar pelo Caminho do Vinho. Também a Colônia Murici proporciona um mergulho nas tradições polonesas.

Descubra também: dicas de viagem em São Paulo (SP).

Reserve o carro para a sua viagem com a Localiza

Agora que você já descobriu o que fazer em sua viagem para Curitiba, faça a reserva do seu carro com a gente. Aqui, na Localiza, você encontra as melhores opções de carros para alugar. Afinal, somos referência quando o assunto é aluguel de carros, seja para ficar uma temporada na cidade ou até mesmo para quem procura aluguel mensal.

Referências

Portal da Prefeitura de Curitiba. https://www.curitiba.pr.gov.br/. Visitado em 24 de abril de 2022.