Logon 18 visite-ouro-preto-mg.aspx

    ​​História e encantamento em Ouro Preto


    Ouro Preto, a 1h30 de Belo Horizonte, leva o visitante a mergulhar na história e vivenciar um passado recheado de personagens icônicos. Visitar a cidade é praticamente uma viagem no tempo e, para melhor aproveitar a viagem, deixe o seu carro no estacionamento do hotel e enfrente as subidas e descidas das ladeiras, em chão de pedra, àa pé mesmo. ​​

      Ao chegar na cidade, vá direto ao Centro d​e Informação Turística, na Praça Tiradentes, para contratar um guia, s​ó assim você poderá realmente entender e aproveitar a viagem, com contexto, histórias e insights que só os locais podem dividir com o maior prazer!
      ​​

      Os principais pontos da cidade, sem dúvida são o Museu da Inconfidência, que conta a trajetória de suas personagens; , as minas de ouro e as igrejas projetadas por Aleijadinho.​
      ​​
      O que fazer em Ouro Preto​ ?

      ​Caminh​ar pelas f​eiras de artesanato da cidade
      As feiras de artesanato de Ouro Preto concentram itens feitos em pedra-sabão, uma tradição local eternizada pelo próprio Aleijadinho, que era mestre na arte. São duas feiras, que funcionam diariamente: , uma no Largo do Coimbra, e, a outra, na Avenida Padre Rolim. Observe as fachadas dos prédios, que não raro trazem informações sobre sua história e de pessoas que viveram ali. 
      ​​
      Apreciar o teatro de fantoches e participar das oficinas de criação dos bonecos​
      Apreciar o teatro de fantoches e participar das oficinas de criação dos bonecos Para quem vai com crianças, uma boa programação é o Teatro Navegantes - Cia de Marionetes. Fundado em 1990 por Catin Nardi, esse é o melhor ateliê e teatro de fantoches do Brasil, e suas obras até já fizeram parte de aberturas de novelas da Globo. Vale checar o (hipnótico) teatro de fantoches, a exposição permanente do acervo e a oficina de criação de bonecos. 

      Comer a tradicional comida mineira num antigo casarão e visitar o Parque Estadual do Itacolomi​
      Faça uma refeição inesquecível no Restaurante Contos de Réis, que funciona na senzala de um imponente casarão do século XVIII e serve comida mineira tradicional.Uma visita ao Parque Estadual do Itacolomi une história e natureza. Lá você encontrará algumas trilhas e vários mirantes naturais, a Casa do Bandeirista e o Museu do Chá.​ 
      Conhecer os arredores de Ouro Preto
      Mariana e Congonhas são duas cidades próximas a Ouro Preto que valem a visita, para aprofundar um pouco mais o conhecimento da região. Para ir a Mariana, pegue a Maria Fumaça, que faz o trecho em menos de 1 hora. A locomotiva data de 1949 e remonta às configurações do início do século XX. No passeio, sente-se no lado direito do vagão e aprecie montanhas, florestas, cachoeiras e emocionantes abismos. 

      Chico Rei supostamente é uma figura que veio da África como escravo, junto com sua tribo. Aqui, ele trabalhou para conseguir comprar sua liberdade, do povo de sua tribo e, também, uma mina de ouro, a Mina do Chico Rei. Aberta para visitação com visita guiada, é outro ponto alto da viagem a Ouro Preto. 

      Suba as escadarias da Igreja do Carmo para acompanhar o espetacular pôr do sol. Para fechar com chave de ouro, que tal conhecer o Teatro Municipal? Construído em forma de lira, é o Teatro Municipal mais antigo em funcionamento no Brasil, tendo sido visitado, inclusive, por D. Pedro I e D. Pedro II. 

      Conteúdo criado por PLOT CONSULTORIA DE VIAGENS.