Dicas e roteiros de viagem

Venha se inspirar a embarcar no seu próximo destino.

Venha ver os destinos e passeios em Salvador

O que fazer em Salvador: dicas para a sua viagem

O Nordeste é um lugar cheio de encantos, e a capital da Bahia não podia ficar de lado nessa história. Para quem está tentando organizar um roteiro de o que fazer em Salvador, saiba que há muitas opções para conhecer nessa terra de gente alto-astral, escritores famosos e muita cultura espalhada pelas ruas.

Para deixar o seu passeio ainda melhor, o aluguel de carros Localiza RAC pode ajudar. Por meio das categorias, é possível escolher o melhor modelo de veículo para a sua ocasião e, consequentemente, fazer uma viagem tranquila, aproveitando cada uma das atrações.

Visite o Mercado Modelo

O Mercado Modelo é, sem dúvida alguma, uma das melhores atrações para inserir no seu roteiro de o que fazer em Salvador. A sua construção é datada do ano de 1912, fazendo com que o ambiente seja recheado de história e de muita cultura para expor tanto na arquitetura quanto na paisagem.

Nos anos 80, o mercado passou por uma reforma muito longa, garantindo que o prédio estivesse bem conservado para as visitas. Isso porque, depois de vários incêndios na região, sua estrutura acabou ficando muito comprometida. Ao redor do ambiente, você pode encontrar muitas barraquinhas com venda de artesanato para ter uma lembrança da cidade.

No segundo andar do Mercado Modelo, os visitantes poderão encontrar dois restaurantes maravilhosos, com uma comida inesquecível. O salão para fazer as refeições é amplo e traz uma sensação de teatro antigo. Por ter uma varanda em curva, a visão da localidade se torna bem mais agradável.

Conheça o Elevador Lacerda: uma das maiores atrações

Ainda não sabe o que conhecer em Salvador? Então, que tal começar por um dos lugares mais conhecidos em todo o Brasil? É impossível falar de Salvador e não mencionar o Elevador Lacerda. Esse monumento localizado na Bahia é considerado o primeiro elevador urbano de todo o mundo.

Seu projeto foi inaugurado por volta do ano de 1872, fazendo com que houvesse uma promoção ágil da ligação entre a Cidade Baixa e a Praça Tomé de Sousa, localizada na cidade alta. O elevador passou por uma ampla renovação no ano de 2013, recebendo mais características modernas.

O monumento possui 73 metros de altura e é possível fazer uma viagem muito agradável entre as partes alta e baixa da cidade em apenas 20 segundos. O custo é muito baixo para essa atração: 15 centavos. Para quem quer transitar entre ambas as partes de Salvador, esse é o método mais emocionante e fácil.

 

  • História

    Salvador foi a primeira capital do Brasil.

  • Soteropolitano

    É o nome dado para quem nasce em Salvador.

  • Guiness Book

    Salvador entrou no livro dos recordes por ter o maior Carnaval do mundo.

Busque cultura na Casa do Carnaval da Bahia

Tem pouco tempo e quer saber o que fazer em Salvador em 3 dias? Então inclua a Casa do Carnaval da Bahia na sua lista. Esse é um passeio inesquecível, que permitirá a todos os visitantes uma apreciação da cultura nordestina e, principalmente, da Bahia. As exposições são enriquecedoras e fazem uma grande diferença.

A Casa do Carnaval da Bahia fica localizada na Catedral Basílica de Salvador. Ela foi inaugurada no ano de 2018, mas, mesmo assim, deve ser incluída na sua lista de o que fazer em Salvador. Ela consiste em um museu interativo, munido de curadoria e projeto visual criado por Gringo Cardia.

O Carnaval é, sem dúvida alguma, um patrimônio do Nordeste. É exatamente por isso que a Casa do Carnaval tem como principal objetivo enaltecer ainda mais essa festa, trazendo diversas opções interativas para tornar o passeio ainda mais memorável e interessante para os turistas.

Admire as belezas da Catedral Basílica de Salvador

Independentemente de qual seja a sua religião, uma visita à Catedral Basílica de Salvador é, sem dúvida alguma, uma experiência enriquecedora. Os detalhes apresentados no local são de deixar qualquer um com a boca aberta. Os entalhes no teto e nas paredes parecem ter sido feitos com muito cuidado e paciência.

Esse é um passeio que pode ficar ainda melhor após escolher carros para alugar. Com a comodidade do serviço, ficará muito mais simples transitar pela região do Largo do Terreiro de Jesus, bem perto da Praça da Sé. Além disso, com um carro, dá para chegar nas atrações muito mais rápido.

A parte externa da atração é um pouco mais contida, trazendo pedra polida e um design elegante. No entanto, ao entrar no local, a surpresa acontece. O passeio é muito barato, custa apenas R$ 5, e vale a pena ir com a família ou, até mesmo, sozinho para admirar todo o cenário.

Vá até o Pelourinho

Quem nunca ouviu falar do Pelourinho? Uma das maiores atrações de Salvador, ele não poderia ficar de fora do seu guia turístico. Com belezas muito íntimas, o Pelourinho traz uma energia revigorante para todos os seus visitantes, com muitas cores e pessoas alto-astral espalhadas pelas ruas.

Em um roteiro de o que fazer em Salvador, ele não pode faltar. Atualmente, o local é considerado um Patrimônio da Humanidade, tendo recebido o título no ano de 1985. O local é considerado o mantenedor do maior e mais bem preservado conjunto arquitetônico do período das colônias na América Latina.

Depois de descer as ladeiras da região, é possível conhecer vários casarões com lojas, oficinas de arte, café, pequenos centros de cultura e alguns museus para enriquecer o conhecimento regional. Todos os caminhos que forem feitos pelos visitantes levarão ao Largo do Pelourinho, com uma paisagem encantadora.

 

Faça uma visita à Fundação Casa de Jorge Amado

Considerado um dos maiores escritores de todo o Brasil, Jorge Amado tem grande influência na Bahia. A sua fundação está localizada no Largo do Pelourinho e tem como principal objetivo difundir ainda mais a obra do escritor e permitir que inúmeras pessoas conheçam o seu trabalho.

A inauguração dessa atração foi no ano de 1987. Atualmente, ela funciona em um casarão com quatro andares que data do século 19. Além disso, as obras de Jorge Amado e sua esposa Zélia Gattai foram preservadas e traduzidas para mais de 50 idiomas, levando a Bahia para o mundo inteiro.

Já sabe o que fazer em Salvador? Então aposte no aluguel mensal de carros para garantir uma viagem inesquecível.

Quer conhecer um pouco mais da capital da Bahia? Convidamos a influenciadora Mel Fronkowiak para desbravar a cidade que também é conhecida como a “Lisboa do Brasil”, e mostrar tudo para você. Clique aqui e confira!

Leia mais:

“Não me leve a mal, me leve para Arraial!”: renda-se ao lindo vilarejo da Bahia

Glamping: conheça uma casa na árvore de luxo em Itacaré, BA.