Dicas e roteiros de viagem

Venha se inspirar a embarcar no seu próximo destino.

Dicas sobre o que fazer no Rio de Janeiro

O que fazer no Rio de Janeiro

Preparando uma viagem à Cidade Maravilhosa? Ficará apenas dois dias ou pensa em ficar um pouquinho mais?  Você deve estar se perguntando o que fazer no Rio de Janeiro nesse curto espaço de tempo. Então, vamos te ajudar com dicas para curtir intensamente a cidade que abriga uma das Sete Maravilhas do Mundo.

A primeira dica é se organizar previamente

Organize sua agenda, pois você tem várias opções e diversos pontos turísticos para conhecer. Quer uma dica? Alugue um carro e se desloque de um ponto a outro da cidade livremente e sem estar preso a cronogramas ou a horários de transporte.  Além disso, há várias modalidades de aluguel que vão encaixar nas suas necessidades!

Depois de estar devidamente motorizado, é só escolher os pontos que quer visitar e criar um roteiro para não ficar nada de fora. Confira algumas sugestões a seguir!

O que fazer no Rio de Janeiro em 2 dias

O Bondinho Pão de Açúcar®

Um dos cartões postais do Rio de Janeiro, formado entre os morros da Urca e do Pão de Açúcar, que são interligados  por um teleférico (Bondinho). Dali, você consegue observar a zona Sul da cidade, suas praias e pontos turísticos da região: o maciço da Tijuca e o Corcovado com a imagem do Cristo Redentor; a Baía de Guanabara com a enseada de Botafogo; ao fundo, a Serra do Mar com o pico “Dedo de Deus”. 

Essa é uma pedida perfeita se você gosta de contemplar as belezas da natureza a uma altura de 396 metros acima do nível do mar. Você estará no coração da Mata Atlântica. Além disso, poderá vivenciar diferentes experiências: históricas e ecológicas. A entrada principal dos visitantes é pela Praia Vermelha, e o parque funciona das 9 às 19 horas. Programe-se para não perder o bonde! O último embarque é às 18 horas. O local tem acessibilidade para cadeiras de rodas, bons bares e restaurantes, além de lojas. Aí a escolha é sua: pode fazer o tour completo em um dia ou dividir por trechos em cada dia!

Bondinho no Pão de Açúcar, Rio de Janeiro - RJ

Praia Vermelha

Outra alternativa é a Praia Vermelha. Pequena e sem aglomerações, é perfeita para o descanso, pois está escondida aos pés do Pão de Açúcar. Localizada no bairro da Urca, região bem charmosa e segura da cidade. Não está entre as mais movimentadas e badaladas, mas está cercada de belezas. Se você estiver de carro alugado, é fácil de chegar: é só seguir até o final da Avenida Pasteur. Na rua que dá acesso ao bairro da Urca está a Praça General Tibúrcio e a praia está logo depois. Ali, também tem um estacionamento, que pode ser usado aos fins de semana.

O que fazer no Rio de Janeiro em 3 dias

Cristo Redentor

Mas, a pergunta é: o que fazer no Rio de Janeiro em 3 dias? Passou pelo Bondinho Pão de Açúcar® e pela Praia Vermelha? Então, não pode deixar de ir ao alto do Morro do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca, afinal, o monumento é o cartão postal do Brasil mais conhecido no mundo! Cerca de 600 mil pessoas passeiam pelo Cristo Redentor, todos os anos, e pela Estrada de Ferro do Corcovado, que é centenário e é o passeio turístico mais antigo do país. Você pode fazer o passeio de segunda a sexta (exceto feriado), das 8 às 17 horas, com saídas a cada vinte minutos. Já sábado, domingo, feriados e emendas de feriados, o horário é das 8 às 18 horas.

Cristo Redentor
Cristo Redentor, Rio de Janeiro – RJ

Praias do Leblon, Arpoador e Ipanema

Quer badalar? Então, planeje um tour no seu terceiro dia de Cidade Maravilhosa pelas praias mais descoladas do Rio de Janeiro. Você pode mergulhar no mar do Leblon e ainda passar pelas praias do Arpoador e Ipanema, que ficam coladinhas ao bairro e é possível até mesmo ir caminhando até elas – se você tiver disposição! Além disso, pode fazer um curso de surfe com um monitor especializado e tirar fotos iradas!

 

O que fazer no Rio de Janeiro à noite

Curta a noitada nos Arcos da Lapa, os aquedutos em estilo romano que marcam o coração da boemia no Rio de Janeiro, e no bairro de Santa Teresa, também famoso por essa aura boêmia e por abrigar artistas plásticos, ateliês e excelentes restaurantes.

  • Maravilhas do Mundo

    O Cristo Redentor foi eleito junto com obras-primas como o Taj Mahal, na Índia, uma das 7 Maravilhas do Mundo!

  • Várias ilhas

    Há mais de 100 ilhas na Baía de Guanabara e a maior de todas elas você conhece: a Ilha do Governador, onde fica o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.

  • Rica em cultura

    A oitava maior biblioteca do mundo fica na cidade do Rio de Janeiro. É a Biblioteca Nacional, com mais de 15 milhões de itens em seu acervo.

Quer conhecer cidades próximas ao Rio de Janeiro?

Está com um pouco mais de tempo? Pensa, então, o que fazer no Rio de Janeiro em quatro dias? Com um carro alugado, você pode se deslocar também para cidades próximas e curtir as belas paisagens que você encontra no caminho. Temos algumas sugestões para você!

Niterói

São 20 km do centro do Rio de Janeiro. Pertinho, né? Você vai passar pela ponte mais comprida do Brasil: a ponte marítima Rio-Niterói. Também pode aproveitar e conhecer a Composição do Caminho de Niemeyer, formada pelo Museu de Arte Contemporânea de Niterói, a Praça JK, o Memorial Roberto Silveira, o Teatro Popular de Niterói, a Estação Hidroviária de Charitas e a Fundação Oscar Niemeyer.

Nova Friburgo

São 136 km do centro do Rio de Janeiro. E se você pensou que Nova Friburgo, a capital nacional da lingerie, é destino exclusivo para compras de peças íntimas, enganou-se completamente. Emoldurada pela mata Atlântica, a cidade oferece excelentes passeios e atividades que levam a cachoeiras, riachos, mirantes naturais e reservas ambientais. Também merecem atenção a gastronomia diversificada e as outras opções de consumo, que vão muito além dos conjuntos de algodão, renda ou lycra.

Teresópolis

A apenas 99 km do Rio de Janeiro, você poderá passear pela natureza. Em Teresópolis,  você vai se deparar com o Parque dos Três Picos, o Parque Natural Municipal de Teresópolis e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, onde está o Dedo de Deus, símbolo do alpinismo nacional.

Angra dos Reis

Esta cidade está localizada um pouco mais longe, mas vale a pena pela paisagem e pelos seus tesouros históricos. São 152 quilômetros do Rio de Janeiro. Em Angra dos Reis, você vai conhecer imponentes conventos, igrejas, monumentos e ermidas dos séculos XVII e XVIII. Além disso, são 365 ilhas espalhadas por um mar de águas verdes e cristalinas. Um paraíso, não é mesmo?

Leia mais: ​​​​Diversão mais​​ do que garantida em Serra Negra e Socorro e também dicas de viagem em São Paulo.

Garanta já o carro para a sua viagem com a Localiza

Agora que você já sabe o que fazer no Rio de Janeiro, que tal se programar reservando o carro para a sua viagem? Aqui, na Localiza, você encontra carros para alugar que atendem aos mais diversos gostos e necessidades. Somos referência de aluguel de carros, seja por uma temporada ou até mesmo em planos mensais.

Referências
Portal da Prefeitura do Rio de Janeiro. https://prefeitura.rio/. Visitado em 21 de abril de 2022. 
Portal do Bondinho Pão de Açúcar. https://bondinho.com.br/. Visitado em 21 de abril de 2022. 
Portal do Trem do Corcovado. https://www.tremdocorcovado.rio/. Visitado em 21 de abril de 2022.