Logon 13 passeios-paraty-praias-escuna-trindade.aspx

    ​​​​​Paraty: história, cultura e natureza intocada


    Com um centro histórico digno de cenário de filme e natureza intocada que dá a impressão de que fomos parar numa ilha remota em algum lugar perdido no meio do oceano, uma viagem a Paraty é inesquecível e renova as energias de qualquer um. A melhor notícia: o acesso é super fácil, e a cidade fica a 4h40 de São Paulo (3h30 do aeroporto de Guarulhos!) via BR116 e a 4h do Rio (3h45 do Galeão), via BR101.

    Não importa quantos dias você vai passar por ali, Paraty tem passeios imperdíveis. Vamos conferir um roteiro para 2 ou 3 dias? ​​​

      ​Centro Histórico
      Passear pelo Centro Histórico nos dá a sensação de que o tempo parou. É muito legal andar pelas ruas e perceber a arquitetura das igrejas e casas do século XVIII. A Casa de Cultura é um ótimo local para entender mais da história da cidade e, no começo da noite, o centro recebe um clima mágico e especial, quando todas as luzes da cidade estão acesas. Escolha um bar com música ao vivo e aproveite para recarregar as energias, mas não esqueça de antes "bater perna" para apreciar as ruelas de paralelepípedo, as lojinhas de artesanato e o clima tranquilo, além dos restaurantes deliciosos, como o Banana da Terra, um dos mais tradicionais da região, e o Casa Coupê, de clima descontraído e música ao vivo. A loja ​Armazém Paraty vende arte indígena produzida nos quatro cantos do país, e a pequena Ninui traz artesanato local.
      Bate-volta em Trindade
      Siga de carro pela BR 101 em direção a vila de Trindade que não pode ficar de fora do roteiro! A sugestão é ir bem cedo e ir direto para as piscinas naturais do Cachadaço, um dos pontos mais populares da vila. Para chegar, basta ir até a Praia do Meio e pegar uma trilha de 10 minutos até a Praia do Cachadaço, mais selvagem do que a anterior. Dali, há ainda mais uma trilha, de 20-30 minutos, bem sinalizada e relativamente fácil, com alguma dificuldade apenas em épocas de chuva e na maré alta. 
      ​​
      Saindo das piscinas naturais, é hora de partir para a Cachoeira da Pedra que Engole, acessível pela Praia do Meio. Ela é muito procurada e divertida, pois as pedras estão posicionadas de tal forma que te "engolem" para dentro de um túnel que cai numa pequena piscina natural - é super divertido e seguro. No mes​mo acesso a partir da Praia do Meio, você chega também na Cachoeira do Escorrega, um escorregador natural que deságua em águas claras. No fim, vale seguir para a Cachoeira dos Codós para repor as energias com sua beleza natural de cair o queixo, ou voltar direto para a Praia do Meio e aproveitar o resto do dia relaxando por lá.
      Passeio de barco pelas praias de Paraty
      Praia Vermelha, Jurumirim, Engenho, Lula, Ventura, Pé do Morro, Ilha do Cedro... esses são apenas alguns dos destinos paradisíacos nos arredores de Paraty, que só podem ser acessados pelos barcos que navegam no lindo e límpido mar da região. Para conseguir o seu, vá até a Baía de Paraty e converse com um dos barqueiros que estarão por ali. A negociação envolve não apenas preço, mas também o roteiro - estude bem as possibilidades de parada, levando em conta a beleza, claro, mas também a estrutura disponível, se elas são muito cheias, se dá para fazer esportes aquáticos, como stand up paddle, mergulho e caiaque e quanto tempo ficar em cada uma.​​

      Conteúdo criado por PLOT CONSULTORIA DE VIAGENS.