Logon 54 dicas-alagoas.aspx

    ​Roteiro em Alagoas: dicas para aproveitar o paradisíaco estado nordestino​


    Que o Nordeste é um paraíso a céu aberto, todo mundo sabe.​ E, em cenários paradisíacos, Alagoas dá um show à parte!


    ​Com praias de tirar o fôlego, o pequeno estado nordestino é um convite e tanto para aquela próxima viagem de férias que você tanto sonha! Quer algumas dicas de roteiros e o que fazer por lá? Nós trouxemos tudo aqui, neste post, para você. Continue a leitura e se prepare para dias de muita curtição quando se sentir seguro!



    ROTEIRO:  ​​PARIPUEIRA - PRATAGY ​- JAPARA​TINGA - CÂNION DO XINGÓ



    PARIPUEIRA



    O município, que fica no litoral norte do estado, é uma ótima partida para um roteiro por Alagoas. Localizada na famosa "Costa dos Corais"​​​, a praia, que leva o mesmo nome do município, é o pedido ideal para o passeio em família​, amigos ou para casais. O mar, manso e tranquilo, de águas mornas e relaxantes, é um convite para dias de muito descanso.

    Dentre as diversas atrações, se destaca o passeio de c​atamarã nas águas cristalinas da região. A embarcação leva a tripulação até as famosas e exuberantes piscinas naturais, atrativo muito procurado por ali. As piscinas​​ de Paripueiras estão dentro do parque marinho da​​ Área de Proteção Ambiental dos Corais. Por esse motivo, a visitação ​​só pode ser feita por embarcações que obedecem especificações de conservação e segurança, juntamente com biólogos. É um passeio e tanto!


    ​​​O visitante também pode conhecer a praia do Sonho Verde, vizinha de Paripueira. De belezas semalhantes, ​as duas contam com infrastrutura focada no turismo e não faltará opções para aproveitar a região com a sua turma. Por ali, não deixe de experimentar uma deliciosa moqueca, prato bem típico do estado de Alagoas. Você não vai se arrepender!



    ​​Depois de aproveitar cada minuto desse passeio, siga por 14 km pela AL-101, e encontre o paraíso chamado praia de Pratagy, na capital alagoana!



      PRAIA DE PRATAGY


      ​Passando agora pela capital do estado, Maceió, nossa dica na cidade é para aproveitar a Praia de Pratagy, que fica a aproximadamente 30 minutos do centro da cidade (acesso via AL-101).  Uma ótima opção para você que deseja recarregar as energias estando em contato com a natureza.  Também localizada na "Costa dos Corais", a praia reúne o Oceano Atlântico, o Rio Meirim e a Mata Atlântica em um só lugar! O cenário? Digno de filme! Aproveite e garanta várias fotos incríveis​ para as suas redes sociais!


      Com águas cristalinas e de temperatura agradável, a praia, que é cercada por belos coqueiros, conta com infraestrutura adequada (resorts, bares e restaurantes), que oferece comodidade e conforto aos visitantes. Além disso,
       há ativididades para todos os gostos: aproveitar as piscinas naturais, ​que são o grande atrativo da região, praticar​ atividades físicas como frescobol, futebol de areia, caminhadas e volêibol, na praia, ou caiaque e ​stand-up paddle, no Rio Meirim. Para quem é do agito, a vida noturna da região é uma das mais animadas da capital alagoana.


      PISCINAS NATURAIS E PROXIMIDADES


      As piscinas naturais de Pratagy são o ponto alto da visita. As águas azul-turquesa e a calmaria das ondas, fazem desse passeio o preferido para todas as idades. No mergulho, é possível ver peixes coloridos e os arrecifes de corais, destacando ainda mais as belezas escondidas por ali. Mas, atenção: para se ter a melhor experiência nesse passeio tão desejado, é preciso contar com a ajudinha da maré. Isso acontece porque, quando a maré está alta, ou seja, o nível do mar está elevado, as piscinas naturais não ficam evidentes, o que pode atrapalhar o seu passeio. É importante saber antes como a maré estará no dia da sua visita. Para isso, antes do seu passeio em Paripueira ou Pratagy, ​ acesse o site da Marinha​ para conferir a previsão​ da tábua da maré para o seu dia e horário escolhido.


      Se você ainda tem um tempo para esticar seu passeio para as proximidades, vá até a praia da Sereia, vizinha de Pratagy.​ Extensa e com infraestrutura semelhante, a praia ​é tranquila e te oferece belíssimas paisagens. Aproveite e prove alguns pratos típicos da região, como o bolo de macaxeira, o sururu ao coco e o famoso biju.


      Daqui, continue pela AL-105 por mais 101 km, até chegar em Japaratinga!



      ​​JAPARATINGA

      ​​

      Continuando a descida pela "Costa dos Corais", chegamos em Japaratinga, município alagoano que já fez parte de Maragogi, mas teve sua autonomia adminstrativa proclamada no ano de 1960. Se o que você está procurando é um lugar pouco visitado ou explorado por poucos turistas, essa é a dica! Tranquilidade e pouca agitação são sinônimos desse lugar para lá de especial.​​


      Aqui fica uma dica especial: se o que você procura é sombra, água fresca e um mar tão deslumbrante que nem precisa de filtro para postar nas redes sociais, escolha visitar esses três destinos entre os meses de ​ outubro e janeiro, época mais seca da região e que propicia o oceano azul turquesa que você tanto deseja!


      Por Japaratinga, os passeios de catamarã também acontecem, te levando para as piscinas naturais da região. Além desse passeio, você pode alugar um buggy e se aventurar pelas areias branquinhas das praias da cidade. Você pode escolher fazer o itinerário na parte da manhã ou da tarde, o que for da sua preferência. Aqui fica uma dica especial (2): para os apaixonados pelo pôr do sol, o passeio na parte da tarde ganha um toque pra lá de inspirador. Passeie pela praia de ​Bitingui, o Mirante da Pousada Paraíso dos Coqueiros, ​Mirante da Pousada ​​do Alto e termine admirando o lindo fim do dia no ​Boqueirão.

      ​​​

      Aproveite também para conhecer os vários restaurantes da cidade, com pratos de dar água na boca e deixar saudades!

      Se deseja fazer um bate-volta, algumas das opções são Maragogi, ​Patacho e São Miguel dos Milagres.


      Agora, arrume as malas novamente, siga por 384 km pela AL-220, até a cidade de Piranhas, para conhecer o Cânion do Xingó!



      ​C​ÂNION DO XINGÓ


      Nem só de praias estonteantes é feito o estado alagoano.​ Na divisa entre Alagoas e o Sergipe, está o Cânion do Xingó​​, por onde passa​ o Rio São Francisco, carinhosamente chamado de "Velho Chico", um dos mais importantes ​cursos de água do Brasil e da América Latina.


      Um verdadeiro tesouro nacional escondido entre os dois estados, o Cânion proporciona um passeio de ​​catamarã que encanta os turistas com seus paredões de pedras em tom laranja e pelas águas do rio, com sua cor esverdeada. O passeio dura cerca de uma hora, em navegação entre os paredões, e termina em uma piscina natural, onde os turistas podem descer e nadar nas águas do Velho Chico.​​ Ainda é possível pegar uma outra embarcação, menor que o catamarã, para atravessar o que é chamado de ​"paraíso talhado", ​o trajeto mais estreito do cânion. Vale a pena não deixar esse percurso de fora do seu passeio!


      O ideal para quem vai fazer esse passeio é pernoitar na cidade de Piranhas, ​que merece ganhar um dia inteiro para visitação em seu roteiro pela região. ​


      E aí? Gostou das dicas? Então acesse o nosso instagram, twitter​ e tiktok para ficar por dentro dos conteúdos que preparamos especialmente para você!