Logon 69 conheca-salvador-ba-capital-alegria.aspx

    Conheça Salvador/BA, a capital da alegria!

    ​​A primeira capital colonial do Brasil é, sem dúvidas, sinônimo de energia única! Quem vai a Salvador​, na Bahia, nunca mais é o mesmo. Isso porque a "capital da alegria", como é carinhosamente conhecida, encanta seus visitantes por vários motivos: seja pelo seu povo hospitaleiro, seus costumes tão típicos, a culinária que é uma das melhores do Brasil e todo o seu axé. Salvador é cheia de paisagens que ficam para sempre no coração e na memória.


    Conhecida também pelos seus ritmos musicais e pelo melhor carnaval do Brasil, Salvador merece ser desfrutada do começo ao fim. Além da folia e das festas, mergulhar de cabeça nessa cidade te deixará com um gostinho de quero mais! E foi assim que o cantor Gabriel Elias, nosso parceiro na primeira temporada da série "Cantos do Brasil", se apaixonou pela capital da Bahia.​ Junto com ele, trouxemos para você nesse post tudo o que Salvador tem de melhor.


    Confira agora!



    ​Salvador/BA: tudo o que a capital da alegria tem para te oferecer


    Da cidade alta à cidade baixa, há muito o que se fazer em Salvador. Comece pelo Centro Histórico da cidade, que é repleto de atrações e que carrega muito da cultura baiana em suas ruas e construções.


    Aproveite esse momento para conhecer detalhes da cidade, andando sem pressa e desfrutando de toda a beleza da capital soteropolitana. Pelo Centro Histórico é possível fazer o percurso a pé, então deixamos para você a dica de como explorar esse pedacinho de Salvador sem perder nada!



    ​Mercado Modelo, Elevador Lacerda e Pelourinho



    Inicie seu tour pelo famoso Mercado Modelo. A imponente construção datada de 1912 é o local onde várias barracas de artesanato local estão. No segundo andar, restaurantes dividem o grande salão que tem ares de um belo teatro antigo. 


    Da grande varanda do mercado, é possível se encantar pela incrível vista da Baía de Todos os Santos, observando as chegadas e partidas dos passageiros no Terminal Náutico, que fica bem ao lado.


    Depois de aproveitar o melhor da culinária baiana, é hora de conhecer o Elevador Lacerda. Atravesse a Praça do Comércio e vá em direção à construção, considerada o primeiro elevador urbano do mundo. Com 73 metros de altura, esse cartão postal de Salvador/BA faz a viagem entre a cidade baixa e a cidade alta em cerca de 20 segundos, custando apenas alguns centavos.



      Se você se apaixonar pela vista da Baía em sua visita ao mercado, prepare-se para admirá-la no mirante ao lado de Elevador Lacerda! É considerada uma das paisagens mais bonitas de toda a Bahia.


      Seguindo seu roteiro, você encontrará pelo caminho construções como ​a Praça da Sé, a Catedral Basílica de Salvador, a Igreja de São Domingos Gusmão e a Igreja e Convento de São Francisco, a grande atração da região, considerada pelo IPHAN uma das sete maravilhas portuguesas do mundo.


      Ao lado, você estará no Pelourinho, um dos locais mais conhecidos na cidade de Salvador/BA. ​Patrimônio da Humanidade desde o ano de 1985, concentra o maior conjunto arquitetônico do período colonial mais bem preservado da América Latina.


      Descendo ladeiras, você encontrará os casarões de época, onde hoje ficam lojas, bares, restaurantes, oficinas de arte, museus e centros culturais. Mais abaixo, o famoso Largo do Pelourinho, cercado de casas coloridas e considerado o mais famoso ponto turístico de Salvador.​



      Igreja do Nosso Senhor do Bonfim


      No alto da colina do Bonfim está a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, conhecida por seu cercado de fitinhas coloridas e a "Lavagem do Bonfim".  As fitinhas são uma tradição dos fiéis que as amarram ali para terem seus pedidos realizados. Já a Lavagem teve origem em 1773, quando os escravos lavavam as escadarias da igreja para receber a sociedade portuguesa da época para as comemorações da festa do Senhor do Bonfim. 


      Mesmo mais afastada do pontos turísticos estratégicos de Salvador, não deixe de visitá-la! 




      ALUGUE SEU CARRO EM SALVADOR

      Gabriel Elias, cantor e protagonista do "Cantos do Brasil" Localiza, no Pelourinho, em Salvador, Bahia.


      Farol de Itapuã


      ​Localizado na Praia de Itapuã, o farol de mesmo nome é visita obrigatória quando se está em Salvador/BA. O monumento foi o quinto farol construído no estado da Bahia para ajudar as embarcações que passam pela região. 


      A praia de águas quentes e calmas te convida para aquele banho de mar, relaxar, descansar abaixo dos guarda-sóis e contemplar a beleza do mar baiano. 


      Outros atrativos de Salvador/BA:

      ​​

      - Morro do Cristo;

      - Fundação Casa de Jorge Amado;

      - Solar do Unhão;

      - Parque da Cidade Joventino Silva;


      Praias em Salvador:


      - Praia da Barra;​
      - Praia Stella Maris;
      - Praia do Porto da Barra;
      - Praia de Ondina;
      - Praia do Flamengo;
      - Praia Boipeba.







      E aí, gostou dessas dicas? Então não deixe de conferir outras ideias incríveis de destinos, viagens, gastronomia, fotografia e muito mais nas nossas redes sociais! Siga a Localiza no InstagramFacebook, TikTokTwitterYoutube e no Pinterest, e fique por dentro de tudo isso!​



      Farol de Itapuã, Salvador, Bahia.